Mountain Buzz banner

Alguma atualização recente sobre North Fork John Day?

1.1K views 5 replies 4 participants last post by  ribsandwhiskey  
#1 ·
Estávamos planejando uma viagem a Owyhee esta semana, mas parece que os fluxos não vão aguentar, então nosso plano de backup era o NFJD. Estou tentando entender como o cânion foi impactado pelos incêndios no verão passado. Houve algumas postagens aqui sobre madeira no rio (muito apreciado) e certamente teremos cuidado com isso. Principalmente, estou curioso sobre acampamento e se ainda existem alguns bolsões que não queimaram, onde podemos encontrar acampamentos decentes ou se tudo está muito ruim. Não sou fã de jogar roleta sob árvores mortas, mas minha experiência é que geralmente existem pequenos bolsões não queimados espalhados, especialmente ao longo do rio, onde é um pouco mais úmido. Se alguém esteve lá nesta primavera, adoraria saber como foi.

#2 ·
Acabei de sair do NFJD. Muitos acampamentos agradáveis e as áreas queimadas não são muito ruins. É principalmente uma queimadura mais leve com algumas áreas mais atingidas. Nosso primeiro acampamento noturno foi um pouco mais queimado, mas ainda tinha árvores vivas (com casca carbonizada). A segunda noite foi praticamente fora da área queimada.

#4 ·
Costelas-- Se eu entendi direito, você estará flutuando no fim de semana do Memorial Day. Se for o caso, aqui estão alguns pensamentos
  • Estará lotado. NFJD é um dos últimos rios onde você pode aparecer e ir (sem necessidade de permissão/reserva prévia)
  • De acordo com o site do NW River Forecast Center, você começará em torno de 1.600 cfs e diminuirá (medidor NFJD em Monument). IMO, você nunca gostaria de flutuar no NFJD <1.000 cfs. Você não está lá, mas espero que tenha alguns problemas com vazões baixas (você tem um barco pesado, por exemplo)....................YMMV
  • Você precisará de algum tipo de mapa que mostre terras públicas/privadas, o que não está prontamente disponível, e então um GPS portátil para saber exatamente onde você está.. Existem alguns proprietários privados nesta área que não apreciam a invasão..............

#5 ·
Acabei de sair de NFJD. O incêndio do verão passado é quase imperceptível quando você está flutuando. Estava lá, e se você estiver olhando, há muitas evidências, mas parece que a maior parte provavelmente foi de baixa intensidade e a maioria das árvores sobreviveu. A grama velha e a vegetação rasteira foram limpas, então a grama e as flores deste ano estão extra verdes e bonitas.
Não há muito o que saber sobre NFJD. Esta foi a segunda vez que eu o fiz. Foi cerca de 2500-3000 nesta viagem, o que é um pouco mais alto do que da última vez (não me lembro do fluxo na época). Não há corredeiras para se preocupar. Talvez duas que tenham algum tipo de característica hidráulica, que são muito pequenas para causar qualquer ameaça real a jangadas. Elas são curtas e a linha é óbvia. Há muita coisa do tipo II que mantém o ritmo rápido. Eu não o fiz em águas baixas, então não posso comentar sobre a extremidade inferior da faixa de fluxo, mas suspeito que não dure muito além do início de junho na maioria dos anos.
Concordo que há muita terra privada. Minha esposa imprimiu mapas de rios de mapas disponíveis para rastrear terras públicas/privadas. Não há necessidade de GPS se você souber ler um mapa e acompanhar seu progresso. Há camping limitado nos últimos ~10-15 milhas, mas muitos ótimos locais mais acima.
Há alguns locais de lançamento, com a melhor rampa a cerca de 1,5 milhas a montante do local de lançamento principal em Camas Creek. Não há muito estacionamento lá, no entanto.
A saída no monumento tem uma rampa, mas é muito rasa. Não espere submergir seu trailer para tirar sua jangada.
Parece que deveria pescar bem, mas sempre achei bem lento. Talvez seja só eu. Provavelmente melhora à medida que o fluxo diminui.
É um bom passeio e um belo cânion, mas longe do melhor que o noroeste tem a oferecer. Vale a pena fazê-lo a cada poucos anos para adicionar alguma variedade.