Acabei de sair de NFJD. O incêndio do verão passado é quase imperceptível quando você está flutuando. Estava lá, e se você estiver olhando, há muitas evidências, mas parece que a maior parte provavelmente foi de baixa intensidade e a maioria das árvores sobreviveu. A grama velha e a vegetação rasteira foram limpas, então a grama e as flores deste ano estão extra verdes e bonitas.
Não há muito o que saber sobre NFJD. Esta foi a segunda vez que eu o fiz. Foi cerca de 2500-3000 nesta viagem, o que é um pouco mais alto do que da última vez (não me lembro do fluxo na época). Não há corredeiras para se preocupar. Talvez duas que tenham algum tipo de característica hidráulica, que são muito pequenas para causar qualquer ameaça real a jangadas. Elas são curtas e a linha é óbvia. Há muita coisa do tipo II que mantém o ritmo rápido. Eu não o fiz em águas baixas, então não posso comentar sobre a extremidade inferior da faixa de fluxo, mas suspeito que não dure muito além do início de junho na maioria dos anos.
Concordo que há muita terra privada. Minha esposa imprimiu mapas de rios de mapas disponíveis para rastrear terras públicas/privadas. Não há necessidade de GPS se você souber ler um mapa e acompanhar seu progresso. Há camping limitado nos últimos ~10-15 milhas, mas muitos ótimos locais mais acima.
Há alguns locais de lançamento, com a melhor rampa a cerca de 1,5 milhas a montante do local de lançamento principal em Camas Creek. Não há muito estacionamento lá, no entanto.
A saída no monumento tem uma rampa, mas é muito rasa. Não espere submergir seu trailer para tirar sua jangada.
Parece que deveria pescar bem, mas sempre achei bem lento. Talvez seja só eu. Provavelmente melhora à medida que o fluxo diminui.
É um bom passeio e um belo cânion, mas longe do melhor que o noroeste tem a oferecer. Vale a pena fazê-lo a cada poucos anos para adicionar alguma variedade.